As lesões de meniscos nos atletas de corrida geralmente ocorrem como consequência da sobrecarga natural da modalidade no decorrer de sua vida esportiva. Isso porque apesar do menisco ser uma estrutura com capacidade de suportar bem altas cargas, esta resistência pode estar prejudicada em um atleta que não mantem um bom condicionamento físico global.
Quando o atleta não tem boa preparação física ele pode apresentar desequilíbrios de forças musculares (agonistas e antagonistas) e comprometer a estabilidade do joelho no esporte, facilitando para que ocorra micro-traumas intra-articulares. Este por sua vez, geram inflamação local, dor, progressivamente, alterações degenerativas da articulação e, por fim, a incapacidade funcional das estruturas.
Diagnósticos precoces de inflamação são medidas importante. Nem sempre a presença de dor e inchaço implicam na existência de uma lesão. No entanto, quando não devidamente diagnosticadas e tratadas (por médicos e fisioterapeutas), podem evoluir com alterações degenerativas da articulação do joelho, e, mais tarde, lesão de menisco.
Portanto, uma medida preventiva é manter o joelho saudável com bom condicionamento físico corporal global por meio de treinamentos periódicos de força muscular, potência, resistência, equilíbrio e alongamentos.
Outra forma importante de se prevenir lesões de menisco em atletas de corrida é através do aquecimento antes do esporte (com objetivo de ativar músculos e tendões) e o relaxamento após o exercício para recuperação do tecido, que pode ser feito, por exemplo, por Liberação Miofascial, evitando as contraturas.
Não podemos esquecer que para manter um corpo saudável precisamos sobre tudo de boa alimentação e horas de sono.
O tempo de recuperação pode variar de acordo com o tipo de tratamento sugerido pelo médico (conservador ou cirúrgico) e gravidade da lesão.
Na presença de lesão de menisco o atleta deve passar por uma consulta médica. O médico irá avaliar e solicitar (quando necessário) os exames laboratoriais, para então determinar o tratamento mais adequado: conservador (medicamentos e Fisioterapia) ou cirúrgico.
Na maioria dos casos de lesões de meniscos em atletas de corrida, por se tratar de lesões crônicas, o tratamento é conservador. O médico receita anti-inflamatórios específicos para diminuição da inflamação e alívio da dor. Outro procedimento muito utilizado por médicos do esporte é a infiltração (viscossuplementação) de Ácido Hialurônico, que contribui para lubrificação e desacelera a degeneração da articulação.
A Fisioterapia tem fundamental importância no tratamento da lesão de menisco. Na fase inicial utiliza-se recursos de eletroterapia e terapias manuais para reduzir os sintomas de edema e dor. Com a melhora do quadro, inicia-se o fortalecimento muscular, com aumento gradual da intensidade e cargas, melhora da amplitude de movimento e estabilização da articulação, e por fim, treinamento especifico para o retorno seguro das atividade esportiva.
A cirurgia de menisco (Meniscectomia) é uma das últimas opções de tratamento, quando as alterações degenerativas da articulação do joelho afetado já esta bem avançada.
Interessado?